Não há dúvida de que investir em seus melhores funcionários, gerentes de alto escalão e executivos-chave é uma tática muito inteligente, usada por muitas empresas líderes hoje em dia.  Diz-se que a gestão e liderança eficazes têm o maior impacto no sucesso de um negócio. Afinal, gerentes e lideres dão o tom para os padrões comportamentais e modelam as ações que os membros de sua equipe seguirão.

Isso significa que é vital que eles incorporem valores organizacionais, vivam sua estratégia de negócios, respirem seu código de conduta e lidem eticamente com seus semelhantes.

Além disso, esses números demonstram que o desenvolvimento de liderança em uma organização é fundamental para aumentar os níveis de produtividade, o que afeta diretamente o ROI.  Por esse e por outros motivos que o programa de treinamento e desenvolvimento avançado de habilidades de liderança faz parte da estratégia de grandes empresas do mercado mundial, como HP, Cisco, Google, IBM e muitos outras.

A seguir estão as razões estratégicas pelas quais as empresas da Fortune 500 e as principais organizações progressistas hoje investirem em desenvolvimento de talentos e treinamento de liderança, e por que você também deve. Confira!

Como identificar os retornos do treinamento de liderança

Por que vale a pena investir em treinamento de liderança? Bem, é realista dizer que o treinamento consome tempo, energia, recursos e dinheiro. No entanto, em vez de focar nos custos de treinamento, é o  retorno do investimento e a capacidade de influenciar mudanças duradouras que fazem com que o treinamento valha seu custo. Acabar com a fome de treinamento para seus líderes pode proporcionar muitos retornos para sua organização, incluindo:

  • Aumento da retenção de funcionários e redução despesas dispendiosas de recrutamento;
  • Maior produtividade e eficiência das equipes;
  • Maior sentimento de pertencimento e de responsabilidade entre os funcionários;
  • Maior envolvimento e satisfação no trabalho.

Todos os elementos anteriores são traduzidos em aumento do lucro.

Então, a sua organização está investindo em oportunidades de Treinamento e Desenvolvimento para seus colaboradores? Aqui nós exploramos mais cinco dos grandes benefícios que o treinamento de liderança pode oferecer à sua organização.

1. Alimentar futuros líderes

Uma empresa precisa ser estratégica quando o assunto é desenvolver e nutrir futuros líderes. Sem estratégia, papéis de liderança são frequentemente atribuídos a candidatos despreparados. Aliás, a sucessão de líderes é um dos principais desafios das grandes empresas hoje.

E para que ela seja feita de forma efetiva, a organização precisa possuir talentos de alta produtividade em seu time de profissionais. Através da gestão de talentos, consegue-se realizar um plano de carreira e desenvolvimento contínuo dentro da organização. Assim consegue-se atrair, selecionar, reter e desenvolver os talentos, que futuramente serão os líderes inspiradores tão necessitados.

É fundamental ter um processo em que se identifique quem tem o que é preciso e, em seguida, ofereça treinamento direcionado para a formação desses potenciais líderes. Ou seja, com o interesse em fazer com que a equipe atual esteja preparada para lidar com papéis de liderança no futuro. Ao implementar um programa de desenvolvimento de liderança cuidadosamente elaborado, uma empresa pode não apenas garantir que a próxima geração de líderes esteja preparada para liderar, mas também terá o benefício de treinar exatamente os tipos de líderes que deseja.

Banner E-book Dale Carnegie

2. Implementar um estilo de liderança eficaz

Mais do que nunca, os líderes têm um papel cada vez mais complexo nas organizações. Desde a resolução dos problemas internos, motivação do time, comunicação até a gestão do tempo e gestão do conflito entre gerações de profissionais, os desafios para o líder moderno são inúmeros. O treinamento de liderança pode ajudar na implementação do estilo de liderança mais apropriado para sua organização e o trabalho que você faz. Existem vários estilos de liderança, todos com suas próprias vantagens e desvantagens. O treinamento de liderança também pode ajudar os líderes individuais a desenvolver seu próprio estilo de liderança pessoal ao qual os membros da equipe responderão melhor.

3. Treinar é mais barato do que trazer novos recrutas

Educar, treinar e promover seus próprios funcionários para níveis mais altos de liderança pode ser muito mais barato do que contratar alguém de fora. Pense nisso – você está olhando para os custos de publicidade, honorários de headhunter, triagem através de currículos, assinatura de plataformas, treinamento interno e muitos outros custos ocultos. Alguns estudos sugerem que 50% dos novos recrutas no nível executivo não duram mais de nove meses. Invista em sua equipe atual para ajudá-los a crescer.

4. Uma abordagem deliberada e metódica

Geralmente quando um novo líder chega a bordo de outra empresa, inesperadamente promove-se alguém internamente antes do planejado, e com as coisas se movendo na velocidade da luz, é improvável que você tenha o tempo que gostaria para ensinar princípios de liderança. Mas nos casos em que a empresa investe em treinamento de liderança, promovendo o desenvolvimento de futuros líderes, é possível ensinar pacientemente em um ritmo propício a uma compreensão completa.

Um programa de treinamento funciona como em um universo de simulação, estimulando e oferecendo um ambiente confortável para cometer erros e aprender com eles, livre dos custosos efeitos colaterais dos erros do mundo real. Um equívoco comum é que, simplesmente porque alguém se destaca na sua função atual, esse sucesso será automaticamente traduzido para o próximo nível. Para ajudar a garantir que isso aconteça, invista no treinamento da próxima geração, mas invista hoje.

5. Melhorar a inteligência na tomada de decisões

Por último, mas não menos importante: o treinamento de liderança pode resultar em melhor tomada de decisão. Como? Bem, os líderes que trabalham em um alto nível de inteligência emocional têm a perspectiva de tomar decisões de negócios mais informadas e inteligentes. Só por esse motivo, você pode considerar o investimento em treinamento de liderança como um retorno certo.

Como funcionam os programas de treinamento de liderança

Geralmente, programas de treinamento de liderança envolvem as diversas dimensões da atuação de um dirigente, como a compreensão do seu papel na empresa, o entendimento das formas de direção que ele pode exercer, as ferramentas para gerenciamento e estratégias para comunicação com a equipe.

Aqui na Dale Carnegie, oferecemos soluções de treinamento de liderança direcionadas para ajudar as organizações a desenvolver seus gerentes e líderes para construção de uma cultura corporativa produtiva e positiva, com foco no desenvolvimento do profissionalismo, habilidades interpessoais e valores. Por meio dessas capacitações, os gestores podem desenvolver novas habilidades e ter atuação mais assertiva.

E como você sabe, o desenvolvimento da liderança é fundamental para uma carreira e oferece inúmeras vantagens profissionais. Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Fale com nossa equipe e conheça todos os detalhes do treinamento de liderança da Dale Carnegie!

Banner E-book Dale Carnegie - Liderar Uma Equipe de Vendas