Não adianta negar, o time de vendas é o coração da empresa. O marketing pode funcionar perfeitamente bem, o RH recrutar os melhores talentos e a gestão financeira ser impecável: se as vendas não acontecem, todo esse esforço vai por água abaixo. Para que isso não aconteça, investir em um bom treinamento de vendas é fundamental. Se você comanda uma equipe de vendas, deve ficar atento à atualização constante desses profissionais.

Depois de algum tempo vendendo os mesmos produtos e usando os mesmos argumentos, alguns vendedores podem cair na mesmice. Mas, com o mercado em constante mudança ― inclusive no comportamento do consumidor, cada vez mais informado ― e muito mais competitivo, não há espaço para marasmo! Um treinamento de vendas pode ajudar o gestor a movimentar mais o time, engajar mais os vendedores e propor novos desafios à equipe.

Entretanto, não basta apenas escolher um treinamento de vendas e esperar que os resultados comecem a surgir. É preciso que haja atenção no tipo de treinamento que será oferecido, uma vez que existem vários e eles têm diferentes objetivos entre si.

No artigo de hoje, vamos mostrar 5 tipos de treinamento de vendas para que você saiba melhor o que esperar de cada um. Continue a leitura!

Conheça 5 tipos de treinamento de vendas

Ao escolher um treinamento de vendas para a sua equipe, é preciso que você, como gestor ou líder, comece analisando os próprios colaboradores. Pode ser que um treinamento sobre técnicas e fundamentos de vendas para os mais experientes consiga apenas deixá-los entediados. Quem sabe, instruí-los sobre o uso de novas tecnologias seja mais interessante para eles e muito mais proveitoso para a empresa.

Conheça, então, os 5 principais modelos de treinamento para vendedores.

1. Treinamento motivacional

Às vezes, seu time tem tudo nas mãos para bater as metas: um bom produto para oferecer, clientes interessados e respaldo do gestor. Só falta uma coisa: motivação. Seja desencanto com o próprio trabalho ou algum problema pessoal, o ânimo do vendedor tem tudo a ver com o cumprimento das metas.

Este tipo de treinamento de vendas é bastante dinâmico, o que evita aquelas situações onde há um palestrante no palco e uma plateia sonolenta nas cadeiras. Oferecê-lo ao seu time é uma maneira de mostrar apreço pelo desenvolvimento pessoal e profissional dos vendedores, já que os aspectos emocionais deles são o principal foco desse tipo de treinamento de vendas.

2. Treinamento profissional em vendas

Aqui, o desenvolvimento profissional é o objetivo. O treinamento de vendas para profissionais visa aprimorar diversas habilidades essenciais em um vendedor, como:

  • comunicação;
  • organização;
  • negociação;
  • persuasão;
  • disciplina.

Por vezes, tudo que um vendedor aprende é na prática. Claro que isso é ótimo, afinal, apenas o dia a dia com vendas para mostrar certas coisas. Mas, conhecimento teórico e embasado também são necessários para lapidar as habilidades de venda.

3. Treinamento em Produtos

Os seus vendedores conhecem mesmo o que vendem ou apenas repetem os mesmos argumentos de sempre? Às vezes, um produto até tem um diferencial que mereça ser frisado, mas quando ele é o ponto central do discurso repetidas vezes, alguma coisa está errada.

O treinamento de vendas voltado para o produto tem o objetivo central de deixar o time de vendas ainda mais afiado sobre o que negocia. Mas, o treinamento deve ir além e não focar apenas no próprio produto, mas também olhar para os equivalentes oferecidos pela concorrência. É preciso que eles conheçam os dois lados para ter um discurso mais consistente, seguro e confiante.

Banner E-book Dale Carnegie - Liderar Uma Equipe de Vendas

4. Treinamento em técnicas de abordagem

Depois de saber tudo sobre o produto, é preciso que eles também saibam como vendê-lo. No treinamento de vendas voltado à abordagem, os vendedores aprendem mais sobre como tratar cada cliente. Cada um exige uma abordagem diferente e não saber qual utilizar pode fazer com que o vendedor gaste muita saliva com curiosos ou, pior ainda, subestime um cliente com real potencial de compra.

Esse tipo de treinamento de vendas tem sido cada vez mais procurado por uma razão que citamos logo no começo deste artigo: os consumidores estão cada vez mais informados sobre o que querem, sobre os produtos escolhidos e, acima de tudo, sobre aquilo que não querem. É papel do vendedor, diante deste cenário, ter uma postura muito mais de consultor que de vendedor, observando quais as reais dores do cliente e, só então, mostrando como irá ajudar a saná-la.

Leia também: 5 dicas para ter sucesso nas vendas

5. Treinamento em Liderança

Agora, o foco está em você, gestor. É preciso que o líder da equipe entenda que ela é apenas um reflexo da sua gestão. Portanto, se as coisas não andam bem e as metas parecem cada vez mais inalcançáveis, o gestor tem grande parte da responsabilidade nesse baixo desempenho.

Esse cenário, claro, é mutável. É importante que o gestor esteja sempre se capacitando, não apenas nos aspectos técnicos, mas investindo também no seu desenvolvimento como influenciador, entendendo os aspectos humanos e emocionais que podem impactar na produtividade e resultados.

Muitas vezes, o gestor se resume a um papel de mero facilitador, o que faz com que ele passe o dia “apagando incêndios” e não exercendo, de fato, a sua liderança.

Nos treinamentos, esse aspecto também é trabalhado, ajudando o líder a saber delegar, a gerenciar conflitos e a desenvolver a sua inteligência emocional.

Os treinamentos de vendas podem ter diversos formatos e escolher o mais adequado também exige conhecimento profundo da equipe com a qual se trabalha. Eles podem ser internos, externos ― que podem ser uma boa ideia por tirarem a equipe de um ambiente confortável e conhecido ― e ter duração de um ou mais dias.

Conhecer os pontos principais dos diversos tipos de treinamento em vendas para escolher o melhor modelo e não deixar essa decisão a cargo, exclusivamente, do RH é altamente recomendado. Afinal, ninguém melhor que o líder para reconhecer aquele que irá produzir os melhores resultados junto à equipe.

Depois de conhecer os 5 tipos de treinamento de vendas mais comuns, se você quer aprimorar as suas habilidades em liderança, a equipe da Dale Carnegie está à disposição para ajudar! E, já que  você chegou até aqui, continue investindo na sua jornada e envie-nos uma mensagem.

 

Banner E-book Dale Carnegie - Relações Interpessoais