A palavra “feedback” tem sido lançada com tanta frequência no universo corporativo e dos negócios que, de certa forma, acabou sofrendo um processo de banalização, colaborando para que muitas vezes esqueçamos o porquê do feedback ser realmente uma ferramenta essencial.

Mas a importância do feedback no local de trabalho não pode ser subestimada. Ele é um pilar fundamental de uma cultura de sucesso em uma empresa. Sem isso, a cultura que você trabalhou tão duro para construir pode desmoronar.

A boa notícia é que você não precisa aprender esta lição da maneira mais difícil. Vamos explicar (ou relembrar) as razões pelas quais o feedback é tão importante e como o processo melhora o desempenho e o engajamento de sua equipe.

1- Feedback aumenta a retenção

Na maioria das vezes, um funcionário permanecerá em uma empresa por dois motivos: autodesenvolvimento e progressão na carreira. Ou seja, os colaboradores continuam em uma empresa quando há oportunidade de sucesso.

Por isso, quando o processo de feedback é contínuo e eficaz, contribui para o desenvolvimento e o avanço daqueles colaboradores, empenhados que doam o melhor de si todos os dias, e justamente esperam acompanhamento e retorno.

2-  Feedback melhora o desempenho

Tanto o feedback positivo quanto o negativo são úteis em uma equipe. Um feedback claro e positivo fornece orientação sobre o que deve ser feito e o que foi feito bem. Isso deixa o funcionário confiante e o incentiva a fazer mais.

Um feedback negativo pode ajudar em melhores tomadas de decisões e, consequentemente em uma melhora e aumento do desempenho. Quando um colaborador reconhece as áreas em que precisam ser melhoradas, ele se esforça para se tornar mais eficiente em seu trabalho. Como disse Elon Musk: “Eu acho muito importante ter um ciclo de feedback, onde você está constantemente pensando sobre o que você fez e como você poderia fazer melhor”.

3- Feedback impulsiona a aprendizagem contínua

O feedback contínuo é importante dentro da organização, pois mantém todos alinhados. Todo mundo consegue criar estratégias, desenvolver produtos, melhorar serviços, melhorar relacionamentos e assim por diante, o que ajudará no crescimento da empresa.

No momento em que um funcionário recebe um feedback, é uma oportunidade para ele aprender algo que ele não conhecia antes, começa a encarar o processo como um ganho de conhecimento em sua trajetória profissional na empresa, valorizando o feedback. Como diz Anant Agarwal: “Há um enorme valor em aprender com feedback instantâneo”.

4- Feedback aumenta o engajamento

Quando um funcionário tem uma compreensão clara de como ele ajuda a fazer com que a organização atinja seus objetivos, isso o mantém comprometido.

Mas um colaborador só saberá se seus esforços e contribuições para o crescimento da empresa geram um impacto positivo através de um feedback regular e eficaz.

Segundo uma pesquisa americana publicada na Forbes, 43% dos colaboradores altamente engajados recebem feedback pelo menos uma vez por semana, mas 18% dos funcionários com baixa participação não recebem feedback.

Banner E-book Dale Carnegie

Pedir ou dar feedback motiva os colaboradores a um melhor desempenho. Os colaboradores querem se sentir reconhecidos e valorizados. Eles apreciam a troca de feedback que pode ajudá-los a melhorar seu trabalho e tomar melhores decisões dentro da empresa.

Aliás, confira detalhadamente nesse estudo produzido pela Dale Carnegie, quais são os pontos cegos da liderança: 1. Demonstrar Reconhecimento; 2. Admitir quando está errado; 3. Escutar verdadeiramente; 4 Honestidade consigo e com os outros.

5- Ajuda os colaboradores a fazer o melhor trabalho

Os colaboradores anseiam por feedback auditivo porque os ajuda a ter um melhor desempenho. Em um estudo compartilhado na Harvard Business Review, 72% dos colaboradores disseram acreditar que seu desempenho melhoraria se seus gerentes dessem um feedback corretivo. Colaboradores não querem apenas receber um tapinha nas costas seguido de um: “Bom trabalho”. Os colaboradores querem a verdade. Eles querem saber como e onde podem melhorar. De fato, nesse mesmo estudo, 57% das pessoas disseram preferir um feedback corretivo a elogios e reconhecimentos artificiais. Os colaboradores querem progredir ativamente e o feedback ajuda-os a chegar lá.

6- Faz de você um líder melhor

Em um artigo publicado na Forbe, foi apurado que líderes que oferecem feedback honesto aos seus colaboradores são classificados como cinco vezes mais eficazes do que aqueles que não oferecem. Além disso, os líderes que deram feedback sincero tiveram funcionários classificados como três vezes mais engajados. Claramente, sua equipe vê você de maneira mais positiva quanto mais você dá feedback a ela.

O processo de feedback também não deve ser unilateral, é muito mais eficiente quando é uma troca entre todos na empresa. Além disso, ouvir comentários de sua equipe é o caminho mais rápido para você melhorar como líder. Outros o vêem de maneira diferente do que você se vê. Então, ouvir a perspectiva deles pode desafiá-lo a aprender, crescer e superar um ponto-cego que você teve como líder e que sempre quis abordar.

Concluindo…

A importância do feedback dos funcionários nunca pode ser subestimada. Felizmente, no mesmo estudo da Harvard Business Rewiew que citamos acima, 65% dos funcionários disseram que queriam mais feedback. Ao mesmo tempo, infelizmente, apenas 58% dos gerentes acham que dão feedback suficiente.

Isso diz muito sobre por que muitas empresas estão saindo da corrida. Deve-se notar que as empresas de sucesso de hoje têm solução de feedback implementada. Garante de certa forma o crescimento da empresa.

O feedback é comumente entendido como um conselho ”tente mais na próxima vez”, um elogio ”ótimo trabalho”, ou mesmo um julgamento ”você nos fez perder o cliente”. Mas definitivamente feedback não é só isso.

O feedback é um processo de gerenciamento de desempenho e é parte de como trabalhamos e evoluímos. Uma informação útil sobre o que realmente aconteceu, em relação ao resultado de uma meta que foi definida e estipulada anteriormente.

Pode ser um simples comentário ou uma discussão detalhada e estruturada sobre o que foi feito e o que pode ser melhorado. O importante é que feedback deve acontecer com certa regularidade, isso significa que não não deve acontecer apenas quando se sobra tempo, e sim algo que está determinado e faz parte da cultura de uma gestão.

Então, você dá feedback para seus colaboradores? Gostou de aprender como esse processo é importante? Deixe suas impressões nos comentários. E que tal aplicar essas estratégias em sua equipe? Para isso, conte com os treinamentos da Dale Carnegie.

Banner E-book Dale Carnegie - Liderar Uma Equipe de Vendas