Com certeza, em algum momento da sua carreira, você já topou com a proatividade como requisito para o trabalho, certo? De fato, essa é uma característica primordial para quem quer crescer na carreira, mas ela pode ter benefícios, inclusive, na sua vida pessoal. Isso porque a proatividade nada mais é que uma forma de enxergar as situações e conseguir se antecipar a elas. Bom, mas não é apenas isso que define uma pessoa proativa.

No ambiente corporativo, ainda mais com um cenário cada vez mais exigente, fazer apenas o que lhe é delegado já não basta. Atualmente, as organizações precisam, além do engajamento esperado da equipe, que esta seja composta por pessoas proativas, que veem mais à frente.

De todo modo, ser uma pessoa proativa traz muitos benefícios para a carreira. Um deles, por sinal, é bem visível no salário! De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Applied Psychology, realizada com 496 colaboradores de diversos ramos de atuação, quem toma a frente no trabalho ganha salários melhores e é mais lembrado na hora de receber promoções.

Certo, mas o que caracteriza uma pessoa proativa? Você acha que se enquadra nesse perfil? Neste artigo, vamos discutir melhor quais atitudes colocam os proativos à frente e, claro, dar dicas para que você possa desenvolvê-las.

As principais características de uma pessoa proativa

Muito já foi pesquisado também sobre a relação entre personalidade e proatividade. Os pesquisadores Thomas S. Bateman e J. Michael Crant dedicaram-se a estudar a proatividade em profissionais com diferentes atuações. Muitas conclusões foram obtidas, mas as principais dizem respeito às características mais observadas entre as pessoas consideradas proativas.

São voltadas à mudança

Muitas pessoas proativas podem ter fama de rebeldes. Elas não se conformam com o status quo e buscam maneiras diferentes de conseguir resultados melhores. E esta é uma ótima forma de diferenciar quem é proativo de verdade daqueles que apenas parecem gostar de reclamar ou contrariar as lideranças. Os proativos trazem propostas inovadoras e não se limitam a apontar as inconsistências.

Ter o pensamento voltado à mudança faz com que essas pessoas consigam perceber formas mais eficientes de realizar tarefas, até em então, comuns. Se você lidera pessoas difíceis, saiba que isolá-la não é uma boa ideia e que a sua organização talvez esteja perdendo uma grande chance de tentar coisas novas. Mas, se você está buscando uma forma de desenvolver sua proatividade, entenda que você deve estar focado na solução, na mudança, não no problema.

Assumem o controle da situação

Essa é uma característica das pessoas proativas que as aproximam muito do perfil esperado daqueles que almejam cargos de liderança. Ao contrário dos reativos, que esperam as situações acontecerem para, então, pensar no que fazer, uma pessoa proativa dificilmente esperará comando para agir diante de uma situação.

Isso não significa que elas, necessariamente, ignorem a pirâmide hierárquica da organização ― embora esse deva ser um ponto de atenção, tanto para quem gerencia, quanto para quem se enquadra como uma pessoa proativa. O fato é que essas pessoas, diante de qualquer crise, são as que tomam a frente ao identificar alguma inconsistência. Desta forma, agem mais rapidamente para sanar o problema.

Elas antecipam problemas

Diferentemente daqueles que estão focados no hoje, nos prazos e nas entregas imediatas, uma pessoa proativa está enxergando adiante. Será que essa tarefa vai mesmo produzir o resultado esperado? O que pode ser feito para otimizar o trabalho e chegar a resultados melhores?

Essa postura não se aplica apenas na esfera produtiva, mas também na estratégica. Líderes proativos estão sempre se antecipando às necessidades do setor, propondo soluções eficientes para problemas que ainda não chegaram. Mas, quando chegarem, não terão grandes impactos.

São multitarefa

Já não há espaço para aqueles que querem chegar, fazer o que tem que ser feito e ir para a casa. Nas empresas modernas, com maior integração entre os setores e um ambiente mais colaborativo, é fundamental que todos tenham uma visão clara da cadência dos processos, quais áreas envolvidas e qual a importância do trabalho de cada um dentro de um projeto.

Ser multitarefa, no caso de uma pessoa proativa, não significa desempenhar várias funções ao mesmo tempo. Refere-se à capacidade de ter uma visão ampla e clara do macro, mesmo mantendo o foco em uma única tarefa, no micro.

Como se tornar uma pessoa proativa

Mesmo que algumas pessoas tenham uma certa predisposição à proatividade, é possível, para qualquer um, desenvolver esse diferencial. Abaixo, separamos algumas ações que podem ajudá-lo a se tornar uma pessoa proativa:

  • desenvolva a sua inteligência emocional: saber quando e como intervir é essencial para manter um bom ambiente de trabalho. Identificar e lidar com as próprias emoções faz com que a proatividade seja assertiva, fazendo com que você se dedique apenas ao que trará resultados concretos;
  • exercite seu autocontrole: querer mudar tudo, nem sempre, é uma atitude positiva. Especialmente se isso não for feito com respeito à hierarquia e à cultura da empresa. Aprender a manter a calma no trabalho é um ingrediente importante para uma proatividade que traz resultados positivos;
  • pense em como tornar sua rotina mais eficiente: antes de interceder sugerindo grandes mudanças, foque em como otimizar as tarefas corriqueiras do dia a dia. Saber o que priorizar faz com que você dedique foco a coisas maiores e mais importantes. Elenque suas tarefas comuns no trabalho e busque maneiras de fazê-las de modo mais eficiente.

Ser uma pessoa proativa, como falamos no começo deste artigo, é uma vantagem não apenas na vida profissional, mas também na suas vivências íntimas. Perceber os contextos e conseguir desenvolver estratégias para contorná-las ― ou minimizar seus danos ― torna a vida mais fluida e dá a você o controle de muitas situações.

E aí, se identificou como uma pessoa proativa? Ou ainda tem dificuldades em fazer mais do que é pedido e quer sair dessa zona de conforto? A nossa equipe quer saber a sua opinião. Envie uma mensagem para nós.